UTILIDADE sansaomachava

Amnistia Internacional Pede ao Papa Francisco para questionar os Ataques em Cabo Delgado

A Amnistia Internacional (AI) pediu que o papa Francisco tivesse em conta a crescente violação dos direitos humanos em Moçambique e Madagáscar” durante a visita que fará nos dois países.

“A pompa em torno da visita do Papa Francisco representa uma oportunidade para destacar as violações dos direitos humanos em Madagascar e Moçambique”, escreve a vice-directora da AI para a África Austral, Muleya Mwananyanda, num comunicado divulgado ontem, segunda-feira (2).

A organização de defesa dos direitos humanos avançou que “o Papa Francisco deve abordar as violações dos direitos humanos nos dois países e lembrar aos líderes que o mundo está a acompanhar situação”.

Segundo avaçou a Voz de América (VOA) Mwananyanda considera ainda que “a voz do Papa Francisco sobre violações dos direitos humanos nos dois países pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança”, e reitera que, no caso de Moçambique, “o assédio a jornalistas deve estar sobre a mesa nesta semana”.

Cabo Delgado

Na nota, a AI lembra que, em Moçambique, “ataques brutais na província de Cabo Delgado por um grupo militante local conhecido como ‘Al-Shabab’ mataram pelo menos 200 vidas e forçaram milhares de outras pessoas a deixar suas casas desde outubro de 2017″.

 

Liazzat Bonate

O caso do jornalista Amade Abubacar que “passou quase quatro meses em detenção arbitrária antes do julgamento por relatar os ataques”, é citado também pela organização de defesa dos direitos humanos, lembrando que “ele foi submetido a maus-tratos, incluindo 12 dias em detenção militar incomunicável”.

A AI também afirma ter documentado “casos de intimidação, assédio e ameaças contra organizações da sociedade civil, jornalistas locais e qualquer pessoa que critique o Governo”.

Loading...

Editor chefe do Moz Massoko, empreendedor digital, Trabalho também com marketing de afiliados, nos tempos livres gosto de aprofundar os meus conhecimentos sobre internet Marketing. | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: