Xenofobia: Sul Africano Incendeiam lojas e veículos de Estrangeiros

Após um período de alguma tranquilidade, os Sul Africanos voltaram a surpreender pela negativa.

Segundo a imprensa da Terra do Nelson Mandela, um grupo de homens incendiou pelo menos 10 veículos e várias lojas de estrangeiros na cidade de Gqeberha (antiga Port Elizabeth), sudeste da África do Sul.

Cerca de Três lojas de estrangeiros foram vandalizadas com bombas de gasolina na noite de quarta-feira (13), em Kwazakhele.

“Até ao momento não houve registo de feridos no incidente”, disse a porta-voz da polícia sul-africana Priscilla Naidu.

Naidu disse que a violência xenófoba começou na quarta-feira após um acidente automóvel entre uma carrinha táxi e um condutor de um veículo ligeiro.

“Registou-se um acidente automóvel entre um Audi e um táxi e o taxista agrediu o motorista do Audi.

Os comerciantes locais socorreram o motorista do Audi, que depois foi alvo de uma espera por um grupo de taxistas, que o agrediram e incendiaram o veículo. Seguiu-se uma retaliação entre os comerciantes e os taxistas”, disse a porta-voz da polícia sul-africana.

Uma testemunha no local disse, em declarações ao jornal local Herald, que o condutor do veículo ligeiro era um cidadão somali.

“As pessoas começaram a incendiar as lojas somalis na Durban Road e, por sua vez, começaram a incendiar os táxis”, adiantou a testemunha ao jornal sul-africano.

1 comentário em “Xenofobia: Sul Africano Incendeiam lojas e veículos de Estrangeiros”

Deixe uma resposta