Valdemar Oliveira Eleito Presidente do Clube Ferroviário Da Beira

Por: Chonze José Júnior

Decorreu no fim do dia de ontem, Sexta-feira (13), a Assembleia Geral (AG) extraordinária do clube Ferroviário da Beira, na qual para além de aprovar o relatório de actividades desenvolvidas e contas durante o quadriénio de 2015-2019, o momento mais esperado do evento culminou com a eleição de Valdemar Oliveira para o cargo de presidente de direção do Clube Ferroviário da Beira para o mandato de 2020-2023. Era o regresso do arquitecto dos vários sucessos do clube num passado bem recente.

Entretanto, contra todas as adversidades que enfrentou nos bastidores ao longo da caminhada, Valdemar regressa a uma casa em que muito bem conhece uma vez já de lá ter passado como presidente de direção entre os anos de 2011-2015 onde o clube viveu o seu auge desportivo.

No comando de direção do clube, Valdemar dirigiu os destinos do “Ferroviário de Chiveve” para a conquista de duas Taças de Moçambique (2013 e 2014) e ainda dois vice-campeonatos (2012 e 2013) em futebol bem como também dois campeonatos nacionais de basquetebol em séniores masculinos (2012 e 2014) para além de várias outras conquistas em diferentes modalidades movimentadas pelo clube.

Durante este período, o clube viveu momentos de muitas glórias com destaque para a presença nas afrotaças em 2014 e 2015 (Taça de Confederações Nélson Mandela). Aliás, foi neste período ainda que foram criadas as bases do título que viria a ser alcançado no mandato seguinte, em 2016 pelo cessante presidente Boaventura Mahave.

Já no pleito eleitoral, Valdemar Celso Etiene de Oliveira venceu as eleições abatendo o seu adversário Junusso Abdula por 95 votos contra 59 votos, do antigo chefe de departamento de basquetebol do clube durante o reinado de Boaventura Mahave, o presidente cessante.

Dos 154 sócios que votaram, Valdemar amealhou 69% votos, tem agora a dura e espinhosa missão de devolver alegria aos adeptos, sócios e simpatizantes que acreditaram e depositaram nele votos de confiança nessas eleições ontem decorridas. E já o candidato derrotado com 31% dos votos, reconheceu a vitória do seu adversário.

De resto, Valdemar Oliveira na sua lista traz alguns nomes sonantes que dispensam qualquer tipo de apresentação nas bandas de Chiveve, entre eles, Carlos Fernando de Jesus Fortes Crispim como vice-presidente e Aleixo Fumo desta vez não como treinador mas como Secretário Geral do clube.

Para Assembleia-Geral, foi lhe confiado o cargo, o actual Director Executivo dos CFM-Centro, o Engenheiro Augusto Atumane Abudo tendo como Muino Ussemane Taquidir como seu segundo vice-presidente. Figuras incontornáveis nas bandas do Chiveve.

Com o slogan “REORGANIZAR, COMPETIR E CONQUISTAR”, o manifesto apresentado por Valdemar cinge em seis áreas de actuação, nomeadamente: Gestão, Património, Formação, Alta Competição, Finanças e Sócios. Com isto, Valdemar espera devolver ao clube a sua grandeza ora ofuscada.

Deixe uma resposta