Farmácias estão vendendo paracetamol Impróprio para o consumo em Maputo, Beira e Nacala

Várias Farmácias estão vendendo paracetamol impróprio para o consumo nas cidades de Maputo, Beira e Nacala. As autoridades já começaram a recolher os medicamentos

A AFRI FARMÁCIA, a empresa que distribui, importa medicamentos e material Médico do país, já lançava alerta sobre a existência de paracetamol de 500 mg que foi distribuido em vários pontos do país, entre tanto com alterações.

“No âmbito do processo de farmacologilancia, foi identificado que 3 lotes de Paracetamol comprimidos 500 mg, fornecidos por esta empresa, do fabricante Bharat Parentera’s Limited-Índia, com os segintes lotes: B1T0049A1, B1T0069A1, B1T0027A1, este medicamento apresenta alterações organoleticas”, pode ler-se no comunicado emitido pela empresa.

O vice-Ministro da Saúde Dr. ILESH VINODRAI JANI, admitiu a existência do Paracetamol impróprio para o consumo, e assegurou que as Autoridades estavam a fazer de tudo para remove-lo de circulação.

“A autoridade nacional do Medicamento, é a instituição do Ministério da Saúde que faz essa supervisão da qualidade dos medicamentos que circulam no país, e que no decurso das suas ações identificou esse paracetamol que não correspondem os níveis de qualidade necessárias para circular no país.

Portanto, foram identificados os lotes, e de acordo com a lei, a empresa que colocou esse medicamento a circular no país deve em conjunto com as autoridades moçambicanas fazer a retirada em circulação desse medicamento.
A qualidade não desejada pode ter efeitos que nós não conhecemos”, sentenciou.

Deixe uma resposta