Oposição acusa autoridades de “terrorismo de Estado”

Os principais partidos da oposição na nossa pérola do Índico, Renamo e MDM, acusaram a polícia da República de Moçambique (PRM) de “agressão brutal” e de “terrorismo de Estado”, ao reprimir a marcha em homenagem ao Azagaia no passado Sábado (18).

“A polícia tinha o dever de proteger a população, mas começou a disparar de forma indiscriminada contra os manifestantes. Ouviam-se tiros, viam-se agressões brutais, gritos de desespero dos manifestantes e uso de armas, de forma desproporcional”, disse Ossufo Momade citado pela Lusa.

Momade assegurou que a violência policial atropelou a legislação do país sobre a liberdade de manifestação e de reunião, salientando que estes direitos não necessitam de nenhuma autorização de entidades públicas.

Por seu turno, o presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, também repudiou a violência do último sábado, considerando-a “terrorismo de Estado”.

“Foi, sim, exibição de terrorismo de Estado, que deve ser combatido em todas as suas dimensões”, declarou Simango.

Aquele dirigente partidário alertou que a repressão não vai deter a sociedade de exercer os seus direitos constitucionais, lamentando o facto de a violência policial estar a acontecer num momento em que Moçambique é membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Deixe uma resposta