“Fomos governados durante muito tempo por fantasmas e não sabíamos” disse Venâncio Mondlane

O deputado do maior partido da oposição na nossa pérola de “atum”, Venâncio Mondlane, disse estar preocupado com o rumo que o Julgamento está tomando.

Chamado a comentar sobre os insidentes no julgamento sobre o maior escândalo de corrupção que Moçambique já teve, Mondlane avançou que teme que os principais culpados das dívidas ocultas não venham sequer a sentar nos bancos dos réus.

“Estou preocupado com a responsabilidade política, não vamos fazer um julgamento ajuizante, é preciso fazer um julgamento a montante. Por que se me disserem que aqueles todos podem ser condenados, e depois não se haver uma condenação política (A montante), estamos a dizer que os que decidiram e autorizaram (as dívidas ocultas) são fantasmas.

Isso significa que o nosso estado, o conselho de Ministros, o comando conjunto, o comando operativo, era feito por fantasmas. Portanto, nos fomos governados durante muito tempo por fantasmas e não sabíamos”, disse Venâncio Mondlane.

Quando convidado a falar sobre a seriedade do julgamento, o deputado da Renamo voltou a alfinetar o Juiz Efigénio Baptista. O mesmo chegou a falar que o Julgamento está sendo hilariante.

“O Julgamento está sendo conduzido para aferir responsabilidades políticas. É um Julgamento que está muito na superfície, e a procura apenas de extratos bancários, quem pagou isto, quem pagou aquilo.

Há uma limitação profunda, não sei se por ignoráncia ou por uma estratégia clara de realmente se desviar do foco, mas o Julgamento está a ficar uma coisa ridícula, está a ficar uma coisa hilariante”, atirou..

Deixe uma resposta