O polêmico deputado da Bancada parlamentar do maior partido da oposição em Moçambique, Atnónio Muchanga, comentou as declarações do antigo PCA das Empresas EMATUM, PROINDICUS e MAM, António Carlos do Rosário, relativamente a auditoria da Kroll no Caso das dívidas ocultas.
Do Rosário havia argumentado que era periguso que Kroll tivesse acesso a informação a partir do Serviço de Informação de Segurança do Estado, sob risco de ser espiado.
Muchanga disse que os argumentos do Antigo gestor das empresas beneficárias das dívidas ocultas, que lesaram o Estado em 2,2 mil milhões de dólares, não tem fundamento nenhum, visto que a Kroll é uma empresa de renome internacional.
“Era perigoso se soubesse quanto dinheiro ele desviou, e que está no bolso dele. Ele confunde a República de Moçambique com o dinheiro que está no Bolso dele.
Isto é uma brincadeira, a Kroll é uma instituição internacional de reconhecido mérito, e o que a Kroll fez não é diferente daquilo que a Ernst & Young faz. E a Kroll não publicou o relatório, foi entregar ao dono, neste caso a Procuradoria Geral da República”, disse António Muchanga.
Veja também:
Ivo Mahel pede Desculpas a sua namorada moçambicana
Ivo Mahel foi chamado de “doador de esperma” pela Namorada
Filho de Mariano Nhongo Pede proteção do Governo
O deputado da Renamo disse ainda que António Carlos de Rosário não passa de um ladrão e que mente o tempo todo, e voltou a aconselhar o Presidente da República, Filipe Nyusi, a se dirigir ao tribunal para limpar o seu nome.
“No entanto, ele andou a roubar em nome da Forças da Defesa e Segurança, andou a roubar em nome da aquisição de armas.
Primeiro falava de armas, mas agora as armas já não existem (…) É um pouco triste o espetáculo que nós estamos a assistir.
O fundamental seria o Presidente Nyusi aceitar ir ao Tribunal, para mostrar que ele não tem medo de Do Rosário, não há nenhuma coisa que lhe prende a mão, e para se provar o que é que existe. Por que daqui a pouco o Chivale vai começar a fazer perguntas ao Do Rosário. Vais notar o tipo de pergunta que estão a combinar agora para que ele possa fazer. Mas isso ai não é bastante, por que costuma se dizer que mentiras tem pernas curtas.
Só pela cara de Do Rosário quando fala, você consegue ver nos lábios dele que este é um autêntico mentiroso. Fica claro, todos estamos ciente do que aquele senhor iria falar”, sentenciou Muchanga.