Afonso Dhlakama como Herói nacional: MDM apoia e a Frelimo promete analisar

A bancada parlamentar do partido no poder, Frelimo, e da terceira maior força partidária no país, MDM, reagiram recentemente à proposta do Chefe da Bancada do maior partido da oposição no país, na na casa do povo, Viana Magalhães, de declarar-se Afonso Dhlakama um herói Nacional.
Viana Magalhães defendeu a declaração de Afonso Dhlakama como herói nacional durante o seu discurso na cerimônia de abertura da II Sessão Ordinária da Assembleia da República, em sede do parlamento, em Maputo.
O MDM é favorável, e a Frelimo promete analisar no parlamento, caso a Renamo submeta a proposta.
O Movimento Democrático de Moçambique, na voz do seu porta-voz, Fernando Bismarque, assegurou que moçambique deve reconhecer o antigo presidente do maior partido da oposição na nossa pérola do índico, Afonso Dhlakama, como um herói nacional, pelo facto do mesmo ter forçado a Frelimo a abandonar o regime mono para multipartidário.
“É preciso reconhecer a contribuição de Afonso Dhlakama na conquista da democracia, até porque, independentemente dos meios usados, pelo menos Afonso Dhlakama forçou que saíssemos de um regime mono para multipartidário”, disse Bismarque.
“Se Moçambique está a viver um regime multipartidário na democracia plena, embora com algumas falhas, deve-se à luta e ao engajamento de Afonso Dhlakama”, acrescentou.
Já o porta-voz dos camaradas, Caifadine Manasse, remete o assunto à análise pela Comissão Nacional de Títulos Honoríficos e caso chegue ao Parlamento será devidamente analisada.
“Existe uma lei e uma comissão que trata esses assuntos, como a Renamo diz que vai submeter uma proposta à Assembleia da República para a apreciação, nós vamos apreciar ao nível da Assembleia da República”, sentenciou.

Deixe uma resposta