Rússia exige Cessação da atividade militar e mudança da constituição na Ucrânia

As delegações da ucraniana e Russa reúniram-se ontem, segunda-feira (7), para a terceira ronda de negociações.

Antés mesmo de terem iniciado as negociações, representantes Russos haviam garantido que se a Ucrânia concordasse com as condições impostas pelo governo de Vladimir Putin , o cessar-fogo aconteceria instantaneamente.

Entre as condições impostas pelo Governo Russo para o cessar-fogo, estão a Cessação da atividade militar, mudança da constituição para consagrar neutralidade, reconhecimento da Crimeia como território russo e das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, avançou que a Ucrânia já havia sido informado de que a Rússia se encontra disposta a interromper a sua ofensiva militar “num momento” se cumprir as condições.

“Eles foram informados de que tudo poderia ser interrompido num momento”, disse Dmitry citado pela agência de notícias Reuters.

Para o governo russo, a Ucrânia “deveria fazer revisões à constituição de forma a rejeitar qualquer objetivo de entrar em qualquer bloco. Isso só é possível ao fazer mudanças na constituição”, acrescentou.

Numa outra abordagem, o porta-voz do Kremlin avançou que a Rússia não pretende anexar mais territórios ucranianos, mas sim “desmilitarizar” a Ucrânia.

“Nós vamos terminar isto. Mas o principal é que a Ucrânia termine a sua ação militar. Eles têm de parar a sua ação militar e então ninguém disparar”, disse Dmitry Peskov.

“Também falamos sobre como deveriam reconhecer que a Crimeia é um território russo e que precisam de reconhecer que Donetsk e Lugansk são estados independentes. E é isso. Vai parar num momento”, Sentenciou.

Deixe uma resposta