Homenagens e críticas Ferozes chegam após a morte de Robert Mugabe

Após a morte do antigo estadista Zimbabuano, o atual presidente da República do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, declarou Luto nacional até o enterro do Mesmo.

Mnangagwa disse que o partido no poder do ZANU-PF conferiu status de herói nacional a Mugabe e chamou Mugabe, que governou o país por quase quatro décadas, “um grande professor” e um “estadista notável”, cuja morte “deixa um vazio nacional”.
Mugabe morreu na manhã da passada sexta-feira (6), no Hospital Gleneagles, informou o Ministério das Relações Exteriores de Cingapura em comunicado.
O Ministério expressou suas condolências e disse que estava trabalhando com a Embaixada do Zimbábue no sentido de repatriar o corpo de Mugabe.
Após a notícia de sua morte, alguns líderes mundiais e grupos políticos refletiram a imagem inicial e esperançosa de Mugabe e se concentraram em sua luta para libertar seu país do domínio da minoria branca.
O governo sul-africano partilhou na sua conta oficial do Twitter as qualidades do malogrado, onde descreveram Mugabe como um “destemido combatente da libertação pan-africanista”.
O Congresso Nacional Africano, partido governante da África do Sul, também divulgou um comunicado chamando-o de epítome do “novo ‘africano’ – que depois de se afastar do jugo colonial, se esforçaria para garantir que seu país ocupasse seu lugar de direito entre a comunidade das nações. “
O presidente queniano Uhuru Kenyatta chamou Mugabe de “um estadista mais velho, um combatente da liberdade e um pan-africanista que desempenhou um papel importante na formação dos interesses do continente africano … um homem de coragem que nunca teve medo de lutar … ele acreditava mesmo quando não era popular “.
A Embaixada dos EUA na capital do Zimbábue, Harare, também twittou condolências à família Mugabe. “Nos unimos ao mundo refletindo sobre seu legado para garantir a independência do Zimbábue”.
Ex-ministros do governo Mugabe também compartilharam mensagens de luto. Jonathan Moyo, o ex-Ministro do Ensino Superior, twittou : “Uma nuvem negra envolveu o Zimbábue e além. O Senhor deu e o Senhor levou embora”. O ex-ministro da Educação, Desporto, Artes e Cultura David Coltart chamou Mugabe de “um colosso no palco do Zimbábue” e elogiou seu papel no fim do domínio do branco.
Outros políticos em todo o mundo apontaram para o lado sombrio do legado de Mugabe. Depois de chegar ao poder, seu governo reprimiu brutalmente qualquer dissidência, e ele presidiu as forças que massacraram fortalezas da oposição.
Nelson Chamisa, líder do Movimento pela Mudança Democrática no Zimbábue, do partido da oposição, expressou suas condolências – mas reconheceu “muitas diferenças políticas com o ex-presidente durante seu mandato”.
“Durante a liderança dele, havia muitos pontos positivos e negativos, ganhos e dores, o importante é esquecer as dores e aprender com elas, mas também olhar para os ganhos e construir sobre eles”, disse Chamisa.
“Claramente, existem omissões e comissões, muitas omissões que resultaram e precisamos refletir sobre elas e nunca cometer esses erros”.
Outros adotaram um tom mais severo. A deputada britânica Emily Thornberry, da oposição britânica, disse na Rádio 4 da BBC que “não iria derramar lágrimas pela morte de Mugabe. De fato, estávamos esperançosos com ele, mas ele se perdeu completamente e acho que arruinou a chance de um país que tivesse um grande futuro”, disse ela.
Peter Hain, outro político britânico e ex-membro do Parlamento, disse à agência de notícias da Associação de Imprensa do Reino Unido que Mugabe era “um estudo de caso trágico de um herói da libertação que depois traiu todos os valores da luta pela liberdade”.

Deixe uma resposta