Rúben Amorim é o plano B do Manchester City

Sai Pep Guardiola, entra… Rúben Amorim. Esta possível troca, inicialmente apontada pelo jornal A BOLA quando surgiu a notícia de que Hugo Viana assumiria o cargo de diretor desportivo do Manchester City, está cada vez mais próxima de se concretizar, segundo a imprensa inglesa. O conceituado The Guardian afirma que os citizens estão “fortemente considerando o treinador do Sporting como seu próximo técnico” caso Guardiola opte por não renovar seu contrato, que expira no fim da temporada.

Com a contratação de Hugo Viana, as portas do Etihad Stadium parecem abrir-se para uma potencial chegada de Rúben Amorim, que agora surge como uma das principais opções do clube inglês. Após nove anos no Manchester City, período em que conquistou seis títulos da Premier League, duas Taças de Inglaterra, quatro Taças da Liga, três Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e um Campeonato do Mundo de Clubes, Guardiola está a avaliar uma proposta de renovação, e sua decisão influenciará diretamente se Hugo Viana será o único a seguir para Manchester ou se Amorim o acompanhará.

Numa entrevista recente, o treinador catalão manteve o mistério sobre o seu futuro, afirmando: “Preciso refletir, tudo pode acontecer”. Enquanto essa incerteza paira, a especulação sobre a saída de Rúben Amorim de Alvalade permanece. Se Guardiola optar por continuar, o cenário poderá mudar, mas até lá, a possibilidade de Amorim se transferir para Inglaterra, via Manchester City, é real.

O The Guardian descreve o treinador do Sporting como “um dos melhores jovens técnicos da Europa”, relembrando que no passado verão esteve cotado para substituir Jurgen Klopp no Liverpool, além de ter tido conversas com o Chelsea e ter sido cogitado pelo West Ham para suceder David Moyes. O diário britânico menciona também que Amorim chegou a viajar para Londres para negociar, mas não houve acordo na ocasião.

O jornal destaca ainda as conquistas de Amorim, incluindo vitórias sobre clubes da Premier League, como o triunfo sobre o Tottenham na Liga dos Campeões em 2022 e a eliminação do Arsenal na Liga Europa em 2023.

Com Hugo Viana a caminho de Manchester, a possibilidade de Rúben Amorim se juntar ao Manchester City ganha ainda mais força. Viana deve assumir o cargo de diretor desportivo na próxima temporada, já trabalhando em colaboração com Txiki Begiristain para garantir uma transição tranquila. A relação de proximidade entre Viana e Amorim é conhecida, e os sucessos conquistados em Alvalade desde 2020 — dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça — reforçam essa parceria.

No entanto, o City também sabe que Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até junho de 2026, com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Ainda assim, esse valor não representa um obstáculo para um clube com os recursos financeiros do Manchester City.

Deixe uma resposta