O governador da província moçambicana de Cabo Delgado confirmou hoje a fuga dos grupos terroristas que desde o início do mês ocupavam o distrito de Quissanga, incluindo a sede distrital, estando a população a receber apoio.
“Nós já estamos a ter acesso de forma gradual, de aldeia em aldeia, para podermos dar conforto à população e também para podermos fazer chegar a ajuda humanitária”, disse Valige Tauabo, em declarações aos jornalistas, em Pemba, capital provincial.
Valige Tauabo recordou que a atuação destes grupos passa pelo envolvimento da população, que “serve de escudo”, o que condiciona a estratégia da intervenção das Forças de Defesa e Segurança no terreno, no distrito de Quissanga, mas também no Ibo e Metuge. Contudo, conseguiram agora colocar estes elementos em fuga, deixando para trás um rasto de destruição e pilhagem.
“Quando os terroristas têm a nossa população em volta deles, também há uma forma melhor de criar condições para que não haja ataque”, disse ainda o governador.
As autoridades moçambicanas estão a encontrar vários equipamentos e serviços públicos nas áreas ocupadas nas duas últimas semanas pelos terroristas destruídos e “sabotados”, segundo Valige Tauabo, alguns dos quais já estavam em reabilitação face a ataques anteriores, tendo em conta a violência que se faz sentir na província desde 2017.
Depois de vários meses de relativa normalidade nos distritos afetados pela violência armada em Cabo Delgado, a província tem registado, há algumas semanas, novas movimentações e ataques de grupos rebeldes.
Fonte: Lusa