O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, falou em exclusividade à ONU News que em Moçambique todos os processos são lideradas pela juventude, e que a mesma goza de liberdade de expressão.
“Todos processos em Moçambique são lideradas pela juventude desde passado.
Portanto, a juventude é a razão da existência de Moçambique.
Os jovens estão a participar nos projectos da construção (…) Criamos a secretaria de estado exatamente para olhar as preocupações da juventude, com suas preocupações e para que os mesmo façam a parte da solução.
Hoje em dia o jovem é livre de falar, no passado se calhar não tinha mesma oportunidade de fala como agora” comentou Filipe Nyusi.
Na referida entrevista, o jornalista da ONU, instou Filipe Jacinto Nyusi a tecer comentários sobre os tumultos que foram registados na morte do Azagaia.
Filipe Jacinto Nyusi disse que haverá uma investigação interna para apurar se houve excesso de zelo por parte da Forças da Unidade de Intervenção Rápida.
“Temos agora a situação que todos vimos nas imagens,(…) já expliquei qual é o papel da polícia, e o cidadão qual é a responsabilidade em caso de se manifestar.
Esperamos que essas questões sejam resolvidas depois de alguma averiguação ao nível das forças da defesa e segurança”, acrescentou.
Importa lembrar, que a presidência rotativa de Moçambique no Conselho de segurança das Nações Unidas, terminou no dia 31 de Março.