Armando Guebuza trata Jean Boustani por “filho” em mensagens divulgadas pelo FBI

O executivo da Privinvest, obreiro das dívidas ocultas, era informante de Guebuza sobre todos os passos que eram dados pelo Governo de Nyusi na reestruturação da dívida da EMATUM.

A última testemunha trazida pelo Governo norte-americano ao julgamento das dívidas ocultas que decorre em Brooklyn, Nova York, é uma agente especial do FBI, chamada Fatima Haque. A testemunha apresentou, dentre vários documentos, mensagens de texto trocadas entre o antigo chefe do Estado e o executivo da Privinvest, que é considerado cérebro das dívidas ocultas e está a ser julgado pelo Governo Americano.

As mensagens foram trocadas entre Março e Abril de 2016, período importante na história das dívidas ocultas. Em Março de 2016, o Governo de Filipe Nyusi reestruturou a dívida da EMATUM, transformado a garantia do Estado emitida para avalizar os títulos da dívida contraída pela EMATUM em dívida soberana.

E em Abril, o Wall Street Journal publicou o primeiro artigo que revelou a existência das dívidas da ProIndicus e da MAM, até então desconhecidas para o público.

Foi neste contexto que Boustani mantinha Armando Guebuza informado sobre o que estava a acontecer tanto em relação à negociação da reestruturação da dívida da EMATUM como em relação à negociação do Governo com o FMI após a descoberta das dívidas ocultas da MAM e ProIndicus, e Ministério do Interior, totalizando 1.4 mil milhão de dólares.

Transcrição das mensagens

Às 21h31 minutos (GMT) de 28 de Março de 2016, um dia antes do prazo para a reestruturação da dívida da EMATUM, Jean Boustani mandou mensagem para Armando Guebuza com o seguinte teor:

“Papa. Para sua informação. Fui bem sucedido em refinanciar todos os projectos e emitir Eurobonds internacionais com grande sucesso. Portanto, está tudo bem. Sempre servindo a pátria como você desejou e instruiu. Abraço”

Guebuza respondeu: “Thanks. Abraço.”

Às 15h15 min do dia 20 de Outubro de 2016, quando uma delegação do Governo moçambicano estava em Washington em reunião com a então directora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, Jean Boustani manda outra mensagem para Guebuza.

“Boa tarde papá. Espero que esteja tudo bem. Ontem, a chefe do FMI reuniu-se com o PM, juntamente com António Carlos do Rosário e Isaltina Lucas. Correu muito bem. Assim, um comunicado será emitido brevemente para esclarecer os factos e expor toda a verdade. Só para saber, Luisa Diogo está lá também. Porém, não é parte da delegação oficial!! Estou a fazer tudo o que está ao meu alcance pelo interesse de Moçambique. Como você sempre me instruiu. Vou lhe manter informado. Abraço

Logo a seguir Boustani mandou outra mensagem dizendo.

“O Ministro das Finanças não participou da reunião, para a sua informação.”

Guebuza respondeu às 15h33 do mesmo dia escrevendo:

“Fine meu filho. Abraço”

No dia 23 de Abril, Jean Boustani mandou  outra mensagem para Armando Guebuza, encaminhando um link de artigo do Jornal de Angola, intitulado “Moçambique aguarda por acordo com o FMI”.

Esta mensagem também iniciou com “Bom dia Papa”

Fonte: CIP

Deixe uma resposta