ÚLTIMA HORA: FIFA Bane presidente da CAF por cinco anos

A FIFA baniu o presidente da CAF, Ahmad Ahmad, por cinco anos, após ter sido considerado culpado por várias violações de códigos de ética entre 2017 e 2019.

A câmara adjudicatória do Comitê de Ética independenteBaniu Ahmad por violação do dever de lealdade, oferta e aceitação de presentes ou outros benefícios, abuso de posição e apropriação indébita de fundos.

Ahmad era presidente da CAF e vice-presidente da FIFA desde 17 de março de 2017.

A CAF ainda não se pronunciou sobre a decisão tomada pela Fifa.

Não se sabe ao certo se o afastamento de Ahmad vai afetar as eleições do novo presidente da CAF, marcadas para 12 de março de 2021.

A candidatura do presidente do Mamelodi Sundowns, Patrice Motsepe, já foi confirmada pelo presidente da Associação de Futebol da África do Sul (SAFA), Danny Jordaan, e pelo ministro do Esporte, Nathi Mthethwa, em uma entrevista coletiva oficial no início de novembro.

Ahmad também confirmou que deseja concorrer a um segundo mandato depois de descrever seus primeiros quatro anos como um reinado de “sucesso” sob sua liderança.

Motsepe já teve o apoio de Serra Leoa, Botswana, Zimbábue e Nigéria, mas enfrentará a competição de Jacques Anouma, da Federação de Futebol da Costa do Marfim (FIF), Augustin Senghor, que é presidente da Senegal FA (FSF), e do chefe da a federação mauritana (FFRIM), Ahmed Yahya.

 

Deixe uma resposta