Ministra da Justiça admite que reclusos usam celulares e álcool nas cadeias

Acredito que você já tenha recebido em seu smartphone uma mensagem dizendo “aquele dinheiro manda neste número de M-Pesa ou conta móvel, vem em nome nome de fulana x”. Mas será que você sabe de onde vêm essas mensagens? muito delas são elaboradas pelos reclusos nos estabelecimentos penitenciários.

É por conta destas mensagens, e uso de celulares nas celas, que a Ministra da Justiça, Assuntos Religiosos e Constitucionais, Helena Kida, mostrou-se completamente preocupada na passada segunda-feira (29).

Durante uma reunião em um dos estabelecimentos penitenciários da cidade de Maputo, Helena Kida disse que o uso de telemóveis, drogas e bebidas alcoólicas é inadmissível nas cadeias por parte dos reclusos.

“Nós somos os primeiros a permitir o acesso de drogas nos estabelecimentos penitenciários. Tem que estar a entrar de um lugar, os telefones e bebidas devem estar a entrar de algo lugar.

Acho que os melhores blotles stores, alguns estão nos nossos estabelecimentos penitenciários.

Eu vi uma vez umas colunas de som mais altas que eu, entrou como? entra desmontada? temos tudo dentro dos nossos estabelecimentos penitenciários, mas alguém mete, e este é pior do que aquele que consome lá dentro.

Nós estamos a fazer vista grossa, então, quantas coisas que entram aqui dentro? Não parece nada, mas isso tira a nossa dignidade, porque quando se fala fora dizem que as cadeias estão cheias, os bandidos já sabem que estão connosco aqui dentro, mas há muita babdidagem aqui dentro”, disse Helena Kida.

Sem apontar soluções para este comportamento malicioso, Kida instou aos guardas penitenciários a pautaram por outras atitudes.

Deixe uma resposta