Tem sido recorrente notícias sobre hospitais públicos sem Credelec, sem comida para doentes, medicamentos, entre outros recursos por falta de verbas.
Em alguns pontos do país, os médicos têm usado lanternas dos seus telemóveis para iluminação.
O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, acompanhou um caso semelhante na província da Zambézia, o Hospita de Quelimane operava na escuridão por que não tinha dinheiro de comprar combustível.
Dessa vez foi o Hospital Distrital de Moamba que surpreendeu pela negativa.
A informação foi tornada pública após uma denúncia enviada à Tua TV, através de um vídeo amador, onde mostra uma mulher que deu parto à luz de velas, por que o Hospital Distrital de Moamba não tinha dinheiro para comprar Credelec.
“Dia 28 de maio de 2023, o Hospital Distrital de Moamba está às escuras, completamente às escuras, mas pessoas não podem trabalhar porque não há energia, acabou Credelec, que lástima, as pessoas estão a procura de ajuda médica, mas não podem ser ajudadas, não por incompetência das pessoas que trabalham, temos ca profissionais de saúde que querem trabalhar, mas o banco de socorro está usando velas porque não há dinheiro de comprar. Ministério das Finanças e governo de Moçambique vejam o que podem fazer face essa situação. Tem uma senhora que deu parto à luz de velhas”, disse o denunciante.