Durante uma entrevista que concedeu a Televisão de Moçambique, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) revelou ontem, Domingo (12), que na história de ciclones que já passaram no país, não existiu um ciclone com uma força e energia igual ao Freddy.
Questionado se ainda existe possibilidade do ciclone Freddy voltar ao país pela terceira vez, Juma Maria disse ao jornalista Nelson da TvVM, que não há nenhuma possibilidade do FREDDY voltar ao país.
Segundo Juma, “nos próximos dias o FREDDY vai continuar a actuar, mas já não terá muita força, o que quer dizer que de categoria 3 vai reduzir para categoria 1, o vento também vai diminuir a sua intensidade, mas os seus efeitos vão ser sentidos um pouco mais nas províncias de Zambézia, Nampula, Manica, Tete e Niassa”.
Ainda sobre ciclones, o meteorologista Juma Maria acrescentou que “actualmente os ciclones são mais destrutivos acima da categoria 4, e isso acontece porque o oceano índico é mais quente na costa Moçambicana”.
Importa Referir, que tal como o Ciclone IDAI foi de categoria 4, o mesmo fustigou a região centro de Moçambique, mas precisamente a cidade da Beira no dia 14 de Março de 2019.