“Temos algumas respostas sobre a Morte de Samora Machel” disse Samora Machel Júnior

Samora Machel Júnior foi o convidado especial no programa Moçambique em Concerto apresentado na TV Sucesso pelo Filho do Povo, Gabriel Júnior.

Samito, participou na rubrica “Paredão”. Rubrica esta, onde os convidados falam um pouco de tudo, isto dependendo da sua área de atuação.

O Filho do primeiro presidente da República Popular de Moçambique, Samora Machel, falou sobre a sua vida social e política durante a entrevista que concedeu a TV Sucesso.

Entre vários tema, Samito falou sobre o fátido dia 19 de Outubro de 1986. O dia em que o seu pai Morreu em um acidente de aviação em Mbuzini, África de Sul. O mesmo disse que o incidente coincidiu com o anivérsário do casamento do seu irmão.

“Coincidentemente o dia 19 de Outubro era o aniversário do casamento do meu irmão mais velho, Edelson. Naquele dia fazia 1 ano de casado.

Nós passamos um tempo na casa dele [Edelson], para celebrar, e voltamos para casa.

Jantamos, e fiquei a conversar com os meus irmão mais velhos e a mamã [Graça Machel], fazendo tempo até que ele [Samora Machel] chegasse.

Por sermos os mais novos, por volta das 20 horas fomos dormir (…) Sou acordado por volta das 5 horas. A mana Olívia disse-me ‘Samito acorda, o pai ainda não chegou e não sabem onde é que está o avião’ (…) Após ouvir o que a minha irmã falou, toda família sabia que algo grave havia acontecido.

Os mais velhos souberam mais sedo, e nós os mais novos soubemos no dia seguinte,”‘ disse Samora Machel Júnior.

Quando questionado se já tinham algumas respostas sobre o que teria acontecido no dia do acidente. Samito assegurou que a sua família tem algumas pistas, mas que ainda está fazendo investigações.

“Nós como família ainda continuamos a procura da verdade, queremos saber o que realmente aconteceu. Temos estado a procura, temos algumas respostas, mas não é a resposta completa para pormos esse assunto em repouso. Em nenhum momento isso está em repouso para nós, ainda não tem desfecho, é uma preocupação para a família por que queremos saber o que realmente aconteceu ao nosso pai e aos colegas que o acompanhavam naquele avião”, acrescentou.

Numa outra abordagem, Samora Machel Júnior disse que a Família Machel sente-se obrigado a esclarecer as famílias das vítimas que acompanham o seu paí no dia dia do acidente.

“33 Famílias ficaram sem os seus entes queridos, e isso é uma responsabilidades para nós como família Machel, por que as pessoas que o acompanhavam, acompanhavam o Chefe de Estado, acompanhavam Samora Machel, e para nós é pesado olharmos para as famílias e não saber o que foi que realmente aconteceu naquele Voo, mas o povo precisa de saber a verdade, e esta é a luta que temos nesse momento como família. Procurar a verdade, saber a verdade, para trazer ao de cima”, sentenciou Samito.

Deixe uma resposta