Samito fala sobre a aliança com o AJUDEM “Respondi a ansiedade dos cidadãos”

Durante a entrevista que concedeu ao programa Moçambique em Concerto, mas precisamente na Rubrica “Paredão”, o Filho do Primeiro Presidente da República Popular de Moçambique, Samora Machel Júnior, comentou sobre o polêmico episódio do ano 2018, onde ele foi excluído da Lista dos candidatos a cabeça de Lista para o Município da Cidade de Maputo.

Samito disse que falou com o Presidente da República e do Partido FRELIMO, Filipe Nyusi, antes de se candidatar, e que o mesmo não reprovou a ideia.

“Em 2018, membros do partido FRELIMO na cidade de Maputo vieram falar comigo, e convenceram-me que eu poderia trazer mais valia para a gestão do Município de Maputo.

Como membro do partido FRELIMO, dentro da disciplina partidária, disse aos camaradas que não poderia dar um passo sem informar as devidas pessoas. Nesse caso me refiro ao meu Presidente e presidente do partido [Filipe Nyusi].

Fui pedir audiência, falei com o presidente do Partido, lhe informei que tinha sido convidado pelos camaradas para concorrer, e que eu tinha aceite. Mas não estava a pedir o aval do presidente, apenas queria que o camarada presidente Soubesse de mim e não de outras pessoas, que eu iria trabalhar no sentido de ser eleito para ser o Cabeça de Lista, e o camarada Presidente não objetou.

Eu comecei a fazer o trabalho. Juntei tudo o que era documentação necessária, e submeti a tempo e hora.

Dos sete distritos da Cidade de Maputo, seis apoiaram a candidatura. Portanto o processo estava completo” disse Samora Machel Júnior.

Quando questionado sobre o que havia acontecido para que ele não avançasse como o cabeça da Lista, o mesmo respondeu que está a espera da resposta até o dia de Hoje.

“Boa pergunta! Estou a espera da resposta dessa pergunta até hoje.

Eu simplesmente fui informado que o meu nome já não fazia parte da lista dos candidatos a eleição a cabeça de Lista para a cidade de Maputo. 

Pedi explicações verbalmente, não me foi dada a resposta. Fiz várias cartas a pedir respostas, e até hoje não sei”, respondeu Samito Júnior.

Quando questionado sobre a aliança com a Sociedade Civil, representada pela Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique, Samito disse que pretendia responder a ansiedade dos cidadãos da cidade de Maputo.

“Eu respondi aquilo que era a ansiedade dos cidadãos da cidade de Maputo, que queriam que eu me candidatasse. Assim eu fiz, Juntei-me a AJUDEM, que é a Associação dos Jovens da Cidade de Maputo, para concorrer. 

Também não aconteceu, por que a AJUDEM foi chumbada”, acrescentou.

O filho de Samora Machel garantiu ao Gabriel Júnior que apesar de tudo que aconteceu, não sente nenhuma mágoa.

“Não estou magoado, apenas acho que o processo não foi muito claro”, sentenciou.

Deixe uma resposta