Novos confrontos em Mocímboa da Praia provocam fuga da população

Confrontos armados em Mocímboa da Praia, na província nortenha de Cabo Delgado, na madrugada de ontem, sábado (27), provocou fuga da população.

Segundo avançou a agência Lusa, as Forças de Defesa e Segurança estão a combater grupos armados que se supõe serem os mesmos que no dia 23 de Março ocuparam a vila costeira durante um dia, numa ação depois reivindicada pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico.

Testemunhas relataram que os estrondos de armas e disparos começaram nos subúrbios da localidade durante a madrugada.

Dadas as experiências anteriores, logo ao ouvirem os primeiros disparos, começou a debandada dos moradores para o mato e para o porto, relatou.

Até às 13:00 de ontem, um dos residentes disse ter visto algumas instalações queimadas na escola secundária da vila, assim como danos na casa protocolar do administrador e descreveu também haver helicópteros e carros militares das forças moçambicanas em ação.

Pela mesma hora, um morador mostrava estar num barco cheio de gente em fuga, posicionando-se ao largo da vila e aguardando pela evolução da situação para decidir se regressavam, ou se se refugiavam noutra ilha.

É relatado haver sempre som de armas de fogo, mas sem que os confrontos tenham chegado ao centro da vila, mantendo-se sobretudo nos bairros em redor.

“O meu pai ligou-me para avisar que queimaram as suas duas casas. Acredito que mataram muita gente”, disse à Lusa fonte local que também fugiu para o mato devido aos confrontos.

“Saí a pé, logo cedo. Estávamos só a ver a fumaça”, acrescentou.

Deixe uma resposta