A ministra dos negócios estrangeiros e cooperação, Verónica Macamo, esteve recentemente em Nova Iorque, numa reunião com altas individualidades, onde falou-se sobre as mulheres, conflitos e direitos humanos.
Durante o debate, Verónica Macamo usou a língua inglesa para comunicar-se com os demais, mas o seu discurso acabou por ser uma autêntica vergonha, pois os entendedores da matéria, defendem que a forma como se pronunciou deu entender que não sabe falar a língua inglesa, para além disso, o vídeo foi muito partilhado nas redes sociais e muitos viram o vídeo como meme.
Portanto, na edição de ontem, no programa Quarto Poder, transmitido na TV Sucesso, a produção colocou como tema principal “os ministros que insistem em falar inglês fora do país”.
Durante o programa, o jornalista Alexandre Chiure disse que o antigo presidente da República de Moçambique, Alberto Joaquim Chissano, sempre falava inglês até nos locais onde não devia, mas isso era porque ele tinha auto domínio da língua inglesa, mas alguns insistem em falar enquanto não dominam e acabam cair no ridículo.
Chiure defendeu que é preocupante ver dirigentes a tentarem falar inglês enquanto não sabem, justificando que “há momentos em que não devemos tentar falar inglês, temos que falar aquilo que dominamos, mas infelizmente a ministra Verónica Macamo esteve mal ao tentar falar inglês no exterior, numa cerimónia tão solene como a sessão do Conselho de segurança das Nações Unidas, ficou mal”.
Por último, Alexandre Chiure, sublinhou que a ministra dos negócios estrangeiros e cooperação devia ter falado português ou ter levado uma pessoa para traduzir.