Daviz Simango Reprova perseguição ao NHONGO “Nenhuma pessoa conseguiu acabar com a guerrilha”

O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, alertou que a ordem do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, de perseguir os Homens armados que aterrorizam a Região centro do país vai ter consequências nefastas, avançou a Voz de América (VOA).

“Temos que olhar a situação (dos ataques) com uma certa seriedade” disse Daviz Simango citado pela VOA.

O presidente do Conselho Municipal da Beira foi mais longe, alertando que em Moçambique ninguém conseguiu ter a proeza de acabar com a Guerrilha.

“Lembrem-se que nenhuma pessoa conseguiu acabar com a guerrilha, pode-se cantar vitoria hoje e amanhã voltar a cantar guerra” acrescentou Simango.

Numa outra abordagem, Daviz Simango alegou que a crise política militar que se vive na região Centre do país, é resultado de um acordo muito mal assinado.

“Os ataques resultam de acordos de paz mal assinados. Não faz sentido que depois de 6 de Agosto, que se assinou o acordo de paz em Maputo, os carros continuem a ser queimados”.

Daviz Simango alertou ainda, que a ordem de perseguição aos grupos armados é uma “caça às bruxas”, que pode criar uma nova onda de deslocados.

“Não pode haver perseguição. Vamos perseguir pessoas inocentes, vamos continuar a destruir o país”.

O líder do MDM observa que Moçambique precisa de uma nova ordem politica para que haja uma paz definitiva, e insiste que

“O país não pode ficar penhorado por ditadores arrogantes que fazem uso abusivo de armas. É preciso criar condições para que este país se reinvente” Sentenciou Daviz Simango.

Deixe uma resposta