Câmara dos EUA investiga se Donald Trump mentiu em depoimento

Em meio à fase decisiva do processo que pode levar ao seu impeachment, o presidente Donald Trump pode ganhar mais um problema na Câmara dos Deputados. O conselheiro-geral da Casa, Douglas Letter , pediu à Corte de Apelações o acesso ao material usado pelo procurador especial Robert Mueller nas investigações sobre a influência russa na eleição de 2016 . O motivo? Alguns deputados acreditam que o presidente possa ter mentido a Mueller em uma série de respostas escritas sobre o caso.

A revelação foi feita pela CNN, indicando que os deputados querem ter acesso ao conteúdo completo das declarações do ex-chefe de campanha, Paul Manafort , mantido em sigilo pelo Departamento de Justiça. No pedido à Corte de Apelações, Letter afirma que “a situação mostra claramente que há evidências, o que é triste, de que o presidente possa ter fornecido respostas mentirosas e isso é uma parte crucial do inquérito sobre o impeachment”.

 

Até o momento, segundo a CNN, uma juíza do painel formado por três magistrados questionou o porquê dos deputados não terem tido acesso ao depoimento de Manafort. Um outro juiz questionou o pedido da Câmara e uma terceira juíza, Neomi Rao, indicada por Trump, questionou se as cortes podem liberar uma informação que tem o potencial de influenciar no atual inquérito de impeachment.

Trump mentiu?

A investigação sobre as respostas de Trump começou em setembro, e os deputados querem ter acesso ao material usado por Mueller para confirmar se o presidente foi ou não honesto ao falar sobre que não tinha conhecimento dos contatos entre pessoas da sua campanha com o Wikileaks, responsável por publicar uma série de e-mails do alto escalão do Partido Democrata.

Na semana passada, um dos integrantes da campanha de Trump, Rick Gates, sugeriu em depoimento que o amigo e assessor de longa data de Trump, Roger Stone , conversou com o então candidato sobre o Wikileaks. Na época, segundo Gates, o republicano disse a ele que “mais informação está vindo”, pouco depois de falar com Stone por telefone.

Na semana passada, um tribunal de Nova York considerou Roger Stone culpado da acusação de mentir ao Congresso , justamente durante as investigações sobre seus contatos com o Wikileaks. Segundo a decisão judicial, ele não falou a verdade para proteger o presidente.

O relatório de Robert Mueller, produzido após 22 meses de investigações, detalhou a estratégia da Rússia para obter informações sigilosas dos envolvidos na disputa e para impulsionar a candidatura de Trump. O inquérito detalhou os contatos extensos entre a campanha dele e pessoas ligadas ao governo russo, levando a uma série de prisões, porém evitando pedir uma punição ao presidente. Muitos deputados democratas pediram a abertura de um processo de impeachment relacionado ao caso, mas a iniciativa nunca foi adiante.

Trump pode testemunhar

Ao falar sobre o processo de impeachment em curso na Câmara, relacionado às suas ligações com o governo da Ucrânia, Trump sinalizou que está  “considerando fortemente” testemunhar no inquérito, provavelmente por escrito. No Twitter, ele respondeu a uma indagação da presidente da Casa, Nancy Pelosi, que disse em entrevista que o presidente “tem todas as oportunidades para apresentar seu caso”.

 

Fonte: O globo

Deixe uma resposta