Novo Vírus (hantavírus) mata um Homem na CHINA

Um homem morreu em um ônibus na passada Segunda-feira (23), vítima de hantavírus, enquanto retornava à província de Shandong, para trabalhar, na China, avançou Global Times da China.

Segundo a fonte citada acima, as outras 32 pessoas no ônibus também foram testadas positivas quanto ao vírus.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os hantavírus é uma família de vírus que se espalham principalmente por roedores e podem causar doenças variadas nas pessoas.

Pode causar síndrome pulmonar por hantavírus (HPS) e febre hemorrágica com síndrome renal (HFRS).

A doença transmite-se quando as pessoas entram em contato com a urina, fezes e saliva de roedores e, menos frequentemente, com uma mordida de um hospedeiro infectado.

Os primeiros sintomas do HPS incluem fadiga, febre e dores musculares, além de dores de cabeça, tonturas, calafrios e problemas abdominais. Se não tratada, pode levar a tosse e falta de ar e pode ser fatal, com uma taxa de mortalidade de 38%, de acordo com o CDC.

Embora os sintomas iniciais do HFRS também permaneçam os mesmos, ele pode causar pressão arterial baixa, choque agudo, vazamento vascular e insuficiência renal aguda.

O HPS não pode ser transmitido de pessoa para pessoa, enquanto a transmissão do HFRS entre pessoas é extremamente rara.

De acordo com o CDC, o controle populacional de roedores é a principal estratégia para prevenir infecções por hantavírus.

Deixe uma resposta