O estado moçambicano continua com dificuldades em conseguir um orçamento Equilibrado.
A informação foi avançada na semana passada pelo Ministro das Finanças, Max Tonela, na Assembleia da República.
“Suas excelências sobre a dívida pública, como é do conhecimento dos senhores deputados, o orçamento do Estado tem sido aprovado historicamente com défice.
O saldo corrente da dívida pública actual é da ordem de 14.4 mil milhões de dólares norte-americano, sendo 70% associado a dívida externa e 30% a dívida interna”, disse Max Tonela.
Face à situação, o jornalista da TV Sucesso, Luciano Valentim, disse que a dívida pública de Moçambique está quase a atingir o valor do Produto Interno Bruto.
“É assim, nós estamos a dever 14.4 mil milhões de dólares norte-americano. PIB é a soma de todos os produtos, bens e serviços que temos em Moçambique e a soma de tudo dá 16 milhões de dólares, então, se formos a subtrair a nossa riqueza vamos ficar com 1.6 mil milhões de dólares.
Se for para trocar a dívida com o PIB ficaríamos com 1.6 mil milhões de dólares”, disse Luciano Valentim no programa Casos do Dia.
Valentim foi mais longe ao avançar que se os donos da dívida 70% forem a se zangar, vamos ficar sufocados, ou seja, vamos ficar sem a metade da produção.
“Continuamos a usar o financiamento internacional para desenvolvimento do nosso país, mas parece que nada está a resultar”, sentenciou.