No jogo que abriu a primeira jornada da Liga Portuguesa Bwin, o Benfica recebeu e goleou o Arouca por quatro bolas sem resposta.
Apesar da superioridade absoluta dos encarnados, o jogo foi marcado por uma expulsão polêmica do jogador dos visitantes, Quaresma, na passagem do minuto 45+3′.
Inicialmente o árbitro mostrou cartão amarelo a Quaresma (Arouca) por falta sobre Rafa (Benfica), mas depois de ser cahamado ao VAR e visionar a jogada anulou o amarelo e trocou-o por cartão vermelho.
A decisão acabou por gerar muita polêmica nas redes sociais, e em algumas estações televisivas, como foi o caso da SIC.
Duarte Gomes, um dos comentadores residentes da SIC, considera que a admoestação do cartão vermelho foi um exagero e uma intervenção completamente descabida.
”Não é um erro grosseiro, mas todo o desenho do lance, o que o futebol espera é cartão Amarelo. Toda a jogada não teve um momento onde fosse evidente o cartão vermelho.
Apelo à reflexão dos árbitros que começam este época, porque de facto é um MAU INÍCIO, é uma intervenção completamente descabida, e esta é que é a verdade”, disse Duarte Gomes.
O Manuel Mota, teve um critério diferente, na supertaça, em que o VAR chamou-o para analisar a entrada sobre o João Mário e ele não viu nada de grave, a diferença está na cor da camisola