O Cruzeiro ainda não entrou em contato com o FC Porto para discutir a permanência de Gabriel Veron, mas o clube mineiro já tem um plano preliminar para tentar convencer os dragões a prolongar o empréstimo do atacante por mais um ano, já que o atual acordo termina em dezembro. Um dos principais argumentos é que, em 2025, o valor de mercado de Veron poderá aumentar significativamente, algo que não ocorreu completamente este ano devido à sua ausência de dois meses, de julho a outubro.
O FC Porto tem a segurança de uma cláusula de compra de €10 milhões, que garante controle sobre a situação. Uma venda por esse valor permitiria ao clube recuperar o montante investido na compra de Veron ao Palmeiras em 2022. No entanto, o Cruzeiro já decidiu que não fará um investimento dessa magnitude, embora esteja aberto a adquirir uma parte do passe, caso o empréstimo não seja estendido.
Veron teve vários problemas físicos e um incidente disciplinar quando participou de um torneio de 2×2 no Brasil, onde se lesionou (com um estiramento muscular na coxa esquerda), o que acabou acelerando sua saída do FC Porto.
Atualmente, o Cruzeiro ocupa o 8.º lugar no Brasileirão e, se terminar entre os seis primeiros, garante vaga na Taça Libertadores. O clube também está na disputa pela Taça Sul-Americana, cuja final será realizada em 23 de novembro, em Assunção, Paraguai. Os mineiros enfrentam o Lanús, da Argentina, nas semifinais, nos dias 23 e 30 deste mês. O agente de Veron, Fábio Melo, declarou à imprensa brasileira que está aberto a várias possibilidades, contanto que permitam ao jogador permanecer no Cruzeiro. “Minha sugestão será estender o empréstimo por mais um ano, para que ele volte a ser o Gabriel Veron que foi eleito o melhor do mundo [referindo-se ao Mundial Sub-17, em 2019]”, afirmou Melo, sugerindo também a possibilidade de partilha do passe.
“Estou feliz aqui”
No último sábado, Veron falou sobre o assunto e deixou nas mãos do seu agente a resolução da situação contratual. O jogador destacou que está satisfeito no Cruzeiro, onde marcou quatro golos e fez uma assistência em 27 partidas.
“O meu foco está totalmente no Cruzeiro. Deixo essa questão contratual para o meu staff, mas posso dizer que estou muito feliz aqui. Espero continuar a ajudar os meus colegas, pois ainda temos grandes objetivos nesta temporada“, afirmou Veron, elogiando o apoio que recebeu no clube durante sua recuperação: “Toda a comissão técnica, tanto a atual quanto a anterior, me apoiou muito quando me lesionei. Além dos profissionais do clube, como os fisioterapeutas e o departamento médico. Quanto mais jogo, mais confiança ganho e mais posso contribuir. Sinto-me bem por estar a ter essa sequência como titular.”