Nelson Nhachungue revela que Hot Blaze já devia ser rico em um País de verdade

Em Moçambique são poucos músicos que conseguem viver da música. E os que vivem dela contam-se a dedo.

Em muitos casos, alguns artistas vêm-se obrigados a conciliarem a música com outros negócios, para conseguirem sustentar as suas famílias e estabilizar a carreira profissional.

De acordo com alguns entendedores da matéria, isso deve-se à fraca valorização da música nacional e falta de incentivos.

A realidade do estágio da música Moçambicana, tem deixado vários artistas frustrados num país onde o governo pouco faz para classe artística. Aliás, para dificultar ainda mais a vida do artista, actualmente são cobrados altas somas de dinheiro em troca da divulgação dos seus vídeos nos programas de entretenimento.

Na semana passada, o músico moçambicano Nelson Nhachungue, participou no programa Por De Trás Do Piano, exibido na Stv, onde fez um desabafo muito profundo sobre o estágio da música moçambicana em nosso solo pátrio.

“A mim, o que me deixa um pouco intrigado, aliás, um pouco não, bastante, é esta questão de tu teres a discrepância dos músicos moçambicanos e músicos que vêm de fora.

Ok que estamos a pagar um expatriado que vem para cá, e que já tem seu preço. Mas a questão que me intriga, é de nós não conseguirmos questionar o preço de uma Pérola, mas questionar o preço de K10.

Quer dizer, se olharmos para as tabelas de preços é uma discrepância muito grande e isso de certa forma desencoraja aqueles que fazem a música de verdade neste país.

Tendo isso como negócio, tinha que ser possível a gente viver disto, os exemplos de músicos que vivem de música em Moçambique, eu olho como exemplos surreais, porque é aquela coisa de é um sonho, aquele está a viver um sonho, não é assim que vive um músico moçambicano de verdade no meu país, não tem o cachê que Ell Puto tem, não consegue comprar carro como deve ser, não consegue pôr comida na mesa para seus filhos só com música. Se não for para interpretar músicas dos outros e cantar nos bares, isso é o que mais roda, mas aqueles que criam?

Nelson Nhachungue disse ainda que os músicos que vivem exclusivamente da música na nossa pérola do Índico, são obrigados a trabalhar muito acima da média.

E quando olha para os artistas que mais trabalham, que têm mais resultado são pessoas que trabalham acima da média. Mr.Bow é uma pessoa que trabalha acima da média.

Hot Blaze já devia ser rico em um país de verdade, trabalha muito acima da média, Ell Puto para conseguir o que tem trabalha muito acima da média.

Então, como é que nós queremos impulsionar arte se as pessoas quem fazem arte não têm incentivos?”, desabafou Nelson Nhachungue.

Deixe uma resposta