Atualmente o salário mínimo em Moçambique na função pública é de 8 mil meticais. O mesmo não se baseia no número de agregado familiar que cada funcionário tenha.
Entretanto, na tarde de ontem, o Secretário Geral da Organização dos trabalhadores Moçambique Central Sindical, Alexandre Munguambe, disse à Mídia Mais TV que o salário mínimo deveria ser estipulado consoante o número de agregado familiar que cada funcionário tivesse.
“Para nós o salário mínimo ideal para um trabalhador que tem cinco pessoas no seu agregado familiar, seria muito mais do que está se pagar agora, o aceitável seria 35 mil meticais”, disse Alexandre Munguambe.
Alexandre Munguambe, explicou ainda que quando faz-se levantamento dos produtos de primeira necessidade, nota-se que para cinco pessoas é preciso 35 mil meticais, o que quer dizer que está muito longe daquilo que a Tabela Salarial Única está a pagar aos funcionários.
Numa outra abordagem, o Secretário Geral da Organização dos trabalhadores Moçambique Central Sindical fez saber que em Moçambique há muitas empresas que apresentam baixa produtividade porque os seus funcionários não têm motivação no que diz respeito à baixa remuneração, e a situação causa descontentamento aos trabalhadores.
Por último, Munguambe defendeu que quando a empresa paga salário baixo, a mercadoria no mercado não circula porque ninguém tem poder de compra para fazer movimentar a economia nacional.